Garanta uma pele jovem e bonita abandonando 7 hábitos e iniciando 1, já!

Para garantir uma pele jovem e bonita devemos abandonar 7 Hábitos e iniciar 1 já!

 

1. FUMO

Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por cerca de 1 hora. Pessoas que fumam 1 maço ao dia mantém a oxigenação da pele baixa a maior parte do tempo!

O cigarro acelera o envelhecimento e é o principal causador de rugas profundas no rosto, principalmente das mulheres, pois a nicotina interfere no fluxo de estrógeno, (um hormônio que atua na formação do colágeno e da elastina), acelerando a flacidez.

O hábito de fumar causa rugas ao redor dos lábios e dos olhos e deixa a pele opaca e sem brilho.

 

2. SE ESTRESSAR DEMAIS…

O estresse emocional aumenta a liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina em nosso organismo. O excesso desses hormônios circulando em nossa corrente sanguínea pode deixar a pele mais oleosa e com acne, além de causar outros doenças de pele como psoríase e dermatites.

O estresse em excesso também diminui as defesas naturais do organismo, nos deixando mais propensos a contrair infecções causadas por microrganismos, na pele podem surgir micoses e herpes.

O estresse também é responsável pelo aumento da concentração de radicais livres circulantes, que em excesso, causam o envelhecimento das células.

 

3. BEBER POUCA ÁGUA

Os primeiros sinais da desidratação do corpo aparecem na pele. Ela fica ressecada e frágil, descama com facilidade e surgem linhas finas de expressão.

Além de deixar a pele hidratada e luminosa, beber água ajuda a eliminar o acúmulo de toxinas no organismo.

Tenha o hábito de tomar ao menos 2 litros de água ao dia. Para facilitar, deixe uma garrafinha d’água na bolsa ou na sua mesa de trabalho, daí não vai ter motivos para esquecer de hidratar-se!

 

4. NÃO USAR PROTETOR SOLAR

A radiação ultravioleta, proveniente do Sol, nos atinge diariamente quando nos expomos sem proteção. Ela é responsável pelo envelhecimento da pele, além da formação de manchas e doenças como câncer.

Quando a radiação solar penetra na pele, consegue atingir as células e causar danos diretamente ao DNA celular, são provocadas reações químicas que o alteram e modificam a estrutura das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela estrutura da pele, levando ao envelhecimento e flacidez.

Nas pessoas com a pele mais clara, o efeito é ainda mais visível.

Mesmo nos dias nublados, a radiação solar nos atinge, por isso é importante proteger as áreas expostas ao Sol, evitando o fotoenvelhecimento.

 

5. CONSUMIR MUITO AÇÚCAR

O consumo exagerado de alimentos com açúcar causa uma reação química chamada de glicação.

A glicação é a ligação entre os açúcares e as proteínas, de maneira permanente. Quando essa reação ocorre nas proteínas de sustentação da pele, surgem os sinais de envelhecimento, como as rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas. A pele também se apresenta sem brilho.

 

6. SE ALIMENTAR MAL

Nossa pele é o reflexo da nossa alimentação.. Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, é a melhor proteção contra os radicais livres.

Diminua o consumo de alimentos gordurosos e industrializados e priorize o consumo de alimentos ricos em nutrientes como a Vitamina C, encontrada em frutas como laranja, limão, morango, tomate, vitamina E, encontrada em amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, e vegetais folhosos, vitamina A, encontrada em cenoura e abóbora. Lembre-se, quanto mais colorido seu prato, mais nutritiva será sua refeição, e isso se refletirá na sua pele!

 

 7. NÃO DORMIR DIREITO

Uma boa noite de sono, além de repor as energias faz bem para a pele.

Durante o sono, nosso organismo produz hormônios que ajudam a relaxar e rejuvenescer, como a melatonina e o hormônio do crescimento, importante para a renovação celular.

Sem sono adequado não existe reparo. O nível de estresse aumenta, elevando os níveis de cortisol circulantes. A pele fica opaca, sem viço, e olheiras e manchas são acentuadas. Praticar atividades leves e relaxantes, como yoga, alongamento ou ler um bom livro, ajuda a dormir melhor.

Também é importante não fazer refeições pesadas antes de dormir, nem tomar café, chá preto ou refrigerantes a base de cola a noite.

 

 1  Hábito para começar já:

REPOR COLÁGENO!

O colágeno é produzido pelo nosso próprio organismo, ele é responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Com o passar do tempo, a produção de colágeno vai diminuindo. A partir dos 30 anos, nossa produção cai em cerca de 1% ao ano. Aos 50 anos, produzimos em média 35% da quantidade necessária de colágeno para os órgãos de sustentação.

Acredita-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento, pois com a diminuição dos níveis de colágeno, os músculos se tornam flácidos, a densidade dos ossos diminui e as articulações perdem sua elasticidade e força.

A deficiência de colágeno está também associada à diminuição da espessura dos fios de cabelo e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, levando ao surgimento de rugas e linhas de expressão.

O colágeno pode ser consumido através da alimentação, ele está presente nas carnes em geral, leite, ovos, frutas e verduras, porém nem sempre na quantidade necessária para o organismo, nesse caso pode-se utilizar suplementos a base de colágeno para alcançar os níveis diários ideais (cerca de 8-10g)

A Medicativa possui dois excelentes produtos para te auxiliar, o colágeno em cápsulas e o colágeno em sachê, com 8g de proteína mais um complexo de vitaminas e minerais, que pode ser tomado puro, misturado na água, ou batido com suco de frutas!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Camila Cardozo

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade Nove de Julho, atua em farmácia magistral há 20 anos e possui amplo conhecimento da rotina, destacando supervisão e liderança de equipe de produção.

Hoje, além de atuar no setor de atendimento farmacêutico e nos laboratórios da MEDICATIVA, oferece suporte técnico à classe médica, apresentando novidades do mercado e esclarecendo dúvidas nas prescrições magistrais.

Cursos no Conselho Regional de Farmácia:
-Interações Medicamentosas
-Gestão de Boas Práticas de Manipulação
-Prevenção de acidentes em Farmácia Magistral
-Manipulação Veterinária.

Ambicamp:
-Gerenciamento de Resíduos nos serviços de saúde.

Universidade Nove de julho:
-Participação do I fórum de Cosmetologia
-Simpósio multidisciplinar de marketing farmacêutico
-Workshop de assistência e atenção farmacêutica.

Bruna Gene

Farmacêutica Bioquímica formada em 2012 pela Universidade Paulista, Técnica Química formada pela ETEC Getúlio Vargas
Atua na área farmacêutica desde 2004, especialmente na Manipulação Alopática.

Atualmente, gerencia o setor de produção da MEDICATIVA e oferece suporte técnico ao setor de atendimento. Também escreve artigos sobre saúde e bem estar.

Cursos Extracurrículares:

Farmácia Oncológica
Registro de Medicamentos
Técnicas de Aplicação de Medicamentos Injetáveis
III Simpósio de atualização em Farmacologia Clínica (Universidade São Judas Tadeu)
Marketing para mídias sociais

Natan Levy

Farmacêutico Bioquímico formado em 1978 pela Universidade de São Paulo
Especialista em Manipulação Alopática pelo Conselho Federal de Farmácia
Pós-graduado em Administração de Empresas em 1985 – Fundação Getúlio Vargas
Atuou em empresas farmacêuticas como Abbot e Johnson & Johnson
Empresário e Farmacêutico líder fundador da MEDICATIVA em 1988
Estudou Compouding Techniques no prestigiado Professional Compouding Centers of America, Estados Unidos em 2000
Diretor da Anfarmag – Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais -1991/2001
Farmacêutico voluntário em asilo de idosos – 1999/2005
Palestrante convidado da FAPES em Reposição Hormonal Bioidêntica
Articulista e autor de diversos artigos em revistas médicas e farmacêuticas
Participação em inúmeros Congressos e Eventos na área Médica, farmacêutica como palestrante
Palestrante convidado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e UNIP
Consultor em Farmácia de Manipulação Alopática
Co autor do livro: TERAPIA DE MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA – Editora Fapes; 2009
Autor do capítulo “GESTÃO DE RISCOS NA MANIPULAÇÃO DO MEDICAMENTO INDIVIDUALIZADO” – GUIA PRÁTICO DA FARMÁCIA MAGISTRAL – Anderson Oliveira Ferreira et al – Volume 3 – 5ª edição – Editora Associada Ltda 2018