AGILIDADE COM SEGURANÇA, QUALIDADE EM SAÚDE
DURANTE A CONSULTA
Além dos sintomas que motivaram a consulta, informe suas atividades, bem como todos os medicamentos que utiliza, pois alguns deles podem atrapalhar algumas tarefas rotineiras.
IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO MÉDICA
Faça uso do medicamento sempre sob orientação médica. Não o utilize por conta própria, nem quando recomendado por outra pessoa.
ARMAZENAGEM DO MEDICAMENTO
O medicamento deve ser mantido na embalagem original, bem fechada, protegida da luz (solar ou artificial), em local seco e arejado. Banheiro, cozinha e carronão são indicados. Só guarde na geladeira se isso estiver especificado na embalagem.
ALGODÃO NO FRASCO
O algodão presente no frasco serve para proteção das cápsulas, para elas não baterem durante o trajeto até você. Após a abertura do frasco, jogue o algodão no lixo evitando contaminação.
TRANSPORTE IDEAL DO MEDICAMENTO
Na bagagem de mão, protegido do calor e do Sol. Não deixe o medicamento em ambientes fechados (no caro, por exemplo).
DURAÇÃO DO TRATAMENTO
A duração do tratamento é determinada pelo seu médico. Nunca utilize produtos com a data de validade vencida. Não mude seu tratamento sem prévia consulta médica.
DURANTE O TRATAMENTO
No caso de qualquer efeito colateral, reação alérgica ou gravidez, entre em contato com seu médico.
MANUSEIO E CONSUMO DO MEDICAMENTO
Suas mãos devem estar limpas e secas. Permaneça em local claro e verifique o rótulo para evitar trocas ou erros.
PRODUTOS DE USO ORAL
Preferencialmente devem ser ingeridos com água, a não ser que haja outra orientação médica.
Não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois elas podem interferir na ação do medicamento.
PRODUTOS DE USO EXTERNO
Retire todos os adornos (anéis, colares etc.) antes de aplicar um medicamento de uso externo sobre a pele, pois eles podem reagir quimicamente à fórmula do produto aplicado.
Evite contato com olhos, boca, nariz e ouvidos, a não ser que o medicamento seja indicado para essas áreas.
Faça um teste em uma pequena região, de preferência a parte interna do antebraço, antes de iniciar o uso. Em caso de reação alérgica, interrompa e uso e comunique a suspensão do tratamento ao seu médico.
ETIQUETAS PRETAS OU VERMELHAS
Os medicamentos com etiqueta preta ou vermelha são controlados por lei especial do Ministério da Saúde. Dependendo da substância, é necessária a notificação de receita, emitida pelo médica, ou a receita original, que ficará retida na farmácia.
Tais medicamentos podem apresentar efeitos colaterais como dependência física e/ou psíquica, alteração de humor e de personalidade, sonolência, dor de cabeça, vertigem, palpitações, hipertensão, prisão de ventre, distúrbios urinários, fraqueza, perturbações da função sexual ou menstrual, queda de cabelo, etc.
LEMBRE-SE
Mantenha os medicamentos sempre fora do alcance de crianças.
Comentários