8 segredos que você não sabe sobre a menopausa

É muito comum confundir menopausa e climatério, são termos que se referem à mesma fase de vida da mulher, porém, designam etapas diferentes deste processo.

A menopausa é a última menstruação fisiológica da mulher, com sua chegada, a mulher não pode mais engravidar de maneira natural, é o fim do seu ciclo reprodutivo.

Já o climatério representa o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem antes e após a menopausa, que ocorrem principalmente devido às alterações hormonais que ocorrem nesta fase. Essas alterações hormonais causam flutuações no ciclo menstrual e tornam as menstruações mais espaçadas, é considerada menopausa quando a mulher passa pelo menos 12 meses sem menstruar.

Com o aumento da expectativa de vida, é necessário cada vez mais que os profissionais e sistemas de saúde se preparem para atender essas mulheres, para que possam passar por essa etapa com maior qualidade de vida. A menopausa é inevitável, mas não precisa ser ruim, leia abaixo o que você precisa saber para passar por essa fase da melhor maneira possível.

 

  1. A transição pela menopausa se inicia em média aos 47 anos de idade, esse período costuma durar em torno de 4 anos. Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos, é considerada precoce, quando ocorre bem depois dos 50 anos é considerada tardia. Apenas cerca de 10% das mulheres cessam a menstruação abruptamente, sem passar pela fase das irregularidades menstruais.
  2. Os principais sinais da menopausa são as irregularidades menstruais, fogachos, diminuição da libido, ressecamento vaginal e dor durante o ato sexual, os sintomas podem variar caso a caso.
  3. Na menopausa, a perda de tecido ósseo se acentua, isso ocorre por causa do declínio na produção de estrogênio, hormônio que tem ação protetora sobre os ossos. A osteoporose é uma doença silenciosa, as primeiras manifestações ocorrem quando já houve perda de 30 a 40% da massa óssea
  4. A diminuição na produção hormonal durante a menopausa, a longo prazo pode contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares
  5. A menopausa pode contribuir para o ganho de peso
  6. A reposição hormonal bioidêntica no climatério é segura. O uso de hormônios bioidênticos pode ser feito através de cremes transdérmicos, prescritos pelo seu médico. Os hormônios bioidênticos são uma classe de medicamentos estruturalmente semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo, por esse motivo, possuem menor incidência de efeitos colaterais
  7. O tratamento de reposição hormonal diminui a sintomatologia da menopausa, aumenta a libido, melhora a quantidade de cálcio nos ossos, diminuindo a probabilidade do desenvolvimento de osteoporose, melhora os níveis do colesterol bom (HDL) e diminui a possibilidade de doenças cardiovasculares ou coronarianas
  8. O tratamento hormonal não tem uma duração específica, seu médico deverá avaliar seu caso e determinará os hormônios, dosagens e duração do seu tratamento

 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Camila Cardozo

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade Nove de Julho, atua em farmácia magistral há 20 anos e possui amplo conhecimento da rotina, destacando supervisão e liderança de equipe de produção.

Hoje, além de atuar no setor de atendimento farmacêutico e nos laboratórios da MEDICATIVA, oferece suporte técnico à classe médica, apresentando novidades do mercado e esclarecendo dúvidas nas prescrições magistrais.

Cursos no Conselho Regional de Farmácia:
-Interações Medicamentosas
-Gestão de Boas Práticas de Manipulação
-Prevenção de acidentes em Farmácia Magistral
-Manipulação Veterinária.

Ambicamp:
-Gerenciamento de Resíduos nos serviços de saúde.

Universidade Nove de julho:
-Participação do I fórum de Cosmetologia
-Simpósio multidisciplinar de marketing farmacêutico
-Workshop de assistência e atenção farmacêutica.

Bruna Gene

Farmacêutica Bioquímica formada em 2012 pela Universidade Paulista, Técnica Química formada pela ETEC Getúlio Vargas
Atua na área farmacêutica desde 2004, especialmente na Manipulação Alopática.

Atualmente, gerencia o setor de produção da MEDICATIVA e oferece suporte técnico ao setor de atendimento. Também escreve artigos sobre saúde e bem estar.

Cursos Extracurrículares:

Farmácia Oncológica
Registro de Medicamentos
Técnicas de Aplicação de Medicamentos Injetáveis
III Simpósio de atualização em Farmacologia Clínica (Universidade São Judas Tadeu)
Marketing para mídias sociais

Natan Levy

Farmacêutico Bioquímico formado em 1978 pela Universidade de São Paulo
Especialista em Manipulação Alopática pelo Conselho Federal de Farmácia
Pós-graduado em Administração de Empresas em 1985 – Fundação Getúlio Vargas
Atuou em empresas farmacêuticas como Abbot e Johnson & Johnson
Empresário e Farmacêutico líder fundador da MEDICATIVA em 1988
Estudou Compouding Techniques no prestigiado Professional Compouding Centers of America, Estados Unidos em 2000
Diretor da Anfarmag – Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais -1991/2001
Farmacêutico voluntário em asilo de idosos – 1999/2005
Palestrante convidado da FAPES em Reposição Hormonal Bioidêntica
Articulista e autor de diversos artigos em revistas médicas e farmacêuticas
Participação em inúmeros Congressos e Eventos na área Médica, farmacêutica como palestrante
Palestrante convidado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e UNIP
Consultor em Farmácia de Manipulação Alopática
Co autor do livro: TERAPIA DE MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA – Editora Fapes; 2009
Autor do capítulo “GESTÃO DE RISCOS NA MANIPULAÇÃO DO MEDICAMENTO INDIVIDUALIZADO” – GUIA PRÁTICO DA FARMÁCIA MAGISTRAL – Anderson Oliveira Ferreira et al – Volume 3 – 5ª edição – Editora Associada Ltda 2018