Sinais

Os primeiros sinais de que os dentes vão aparecer são gengiva inchada, excesso de salivação, irritabilidade e coceira. Um leve aumento de temperatura também pode ocorrer, porém a erupção dos dentes não tem relação com febre alta (acima de 38 graus).

Para diminuir o incômodo, o bebê costuma levar tudo à boca, desde os próprios dedos até objetos que estejam ao seu alcance, por isso a supervisão dos pais precisa ser redobrada, para evitar acidentes e risco de contaminação por bactérias. Existem diversos acessórios pensados para aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes, como mordedores por exemplo, que podem ser oferecidos gelados. Alguns produtos, como a Camomilina, podem ser utilizados para diminuir a dor e o desconforto do bebê durante a primeira dentição.

 

Cuidados

Os cuidados com a higiene da boca do bebê devem começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes. Esta higienização é importante para evitar a contaminação por fungos, responsáveis pela candidíase oral, o famoso “sapinho”. Utilize uma escova massageadora de cerdas macias para higienizar a gengiva do bebê. Quando acontecer a erupção do primeiro dente, a higienização já pode ser feita com a escova de dentes com cerdas macias e creme dental infantil. Mesmo havendo resistência do bebê no começo, a escovação é importante para eliminar resíduos, que, se acumulados, podem prejudicar a dentição futura. Deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, após as principais refeições.