Por que escolher a Medicativa para ser sua farmácia de manipulação?

O processo de fabricação de um medicamento em uma farmácia de manipulação é manual. O medicamento é feito sob medida para cada paciente.

O número de fórmulas varia de acordo com a demanda da empresa, cada fórmula passa por diversas etapas, sendo a pesagem uma das mais importantes. Em média, cada técnico de laboratório pode pesar em torno de 30-40 fórmulas diariamente.

Um laboratório magistral possui dezenas, às vezes centenas, de fármacos diferentes. Eles costumam ser organizados em prateleiras e disponibilizados em ordem alfabética, facilitando sua localização no momento da pesagem.

Neste momento, nos deparamos com uma grande possibilidade de erro: Existem fármacos com nomes muito parecidos mas que servem para casos totalmente diferentes, por exemplo, o cetoprofeno, que é anti-inflamatório e analgésico, e o cetotifeno, que serve para tratar alergias e asma. Outro exemplo é a indapamida, que possui efeito diurético e auxilia no tratamento de pacientes com pressão alta e a indometacina, que possui efeito anti-inflamatório.

Na maioria dos laboratórios magistrais, o cetoprofeno e o cetotifeno, bem como a indapamida e a indometacina, estarão dispostos lado a lado.

Todos nós estamos sujeitos a erros. Uma pessoa que está cansada, ou com algum problema pessoal, tem maior probabilidade de cometê-los.

Um dos erros prováveis na pesagem de fórmulas é a troca de componentes com nome parecido, principalmente quando estão lado a lado.Esta troca pode gerar consequências graves para o paciente, como efeitos deletérios, intoxicação, ou até mesmo óbito, dependendo do fármaco e dose utilizada.

Em farmácia, uma frase muito utilizada é: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.

 

Pesagem Monitorada

A Medicativa investe muito em tecnologia, de modo a minimizar ou anular a probabilidade de erros humanos. Um de nossos maiores investimentos é em uma tecnologia chamada Pesagem Monitorada.

A Pesagem Monitorada consiste no total controle dos fármacos que serão pesados para uma fórmula, através da leitura de código de barras.

Como cada fármaco possui seu próprio código de barras e a leitura é obrigatória para o técnico conseguir efetuar a pesagem, conseguimos anular a possibilidade de troca de insumos.

Na pesagem monitorada, cada balança utilizada na pesagem das fórmulas fica atrelada a um computador. Dessa maneira, além do controle na escolha do fármaco que será pesado, também conseguimos o controle da quantidade que será pesada, anulando a possibilidade do nosso paciente tomar doses maiores ou menores que a solicitada pelo seu médico.

Além disso, todos os dados referentes aos fármacos utilizados naquela fórmula, como lote e validade, são registrados e armazenados automaticamente, permitindo total rastreabilidade.

A Implementação da Pesagem Monitorada em uma farmácia de manipulação possui custo elevado e demanda muito tempo e trabalho, além de treinamento específico e regular, para seu funcionamento perfeito. Isso justifica o fato de apenas uma quantidade muito pequena de empresas possuírem este tipo de tecnologia em seus laboratórios.

Um dos valores da Medicativa é a preocupação com a qualidade de nossas formulas. Para mantê-la, investimos constantemente nas melhores tecnologias disponíveis, e a Pesagem Monitorada é apenas uma delas.

 

Eis o porquê da Medicativa!

 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Camila Cardozo

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade Nove de Julho, atua em farmácia magistral há 20 anos e possui amplo conhecimento da rotina, destacando supervisão e liderança de equipe de produção.

Hoje, além de atuar no setor de atendimento farmacêutico e nos laboratórios da MEDICATIVA, oferece suporte técnico à classe médica, apresentando novidades do mercado e esclarecendo dúvidas nas prescrições magistrais.

Cursos no Conselho Regional de Farmácia:
-Interações Medicamentosas
-Gestão de Boas Práticas de Manipulação
-Prevenção de acidentes em Farmácia Magistral
-Manipulação Veterinária.

Ambicamp:
-Gerenciamento de Resíduos nos serviços de saúde.

Universidade Nove de julho:
-Participação do I fórum de Cosmetologia
-Simpósio multidisciplinar de marketing farmacêutico
-Workshop de assistência e atenção farmacêutica.

Bruna Gene

Farmacêutica Bioquímica formada em 2012 pela Universidade Paulista, Técnica Química formada pela ETEC Getúlio Vargas
Atua na área farmacêutica desde 2004, especialmente na Manipulação Alopática.

Atualmente, gerencia o setor de produção da MEDICATIVA e oferece suporte técnico ao setor de atendimento. Também escreve artigos sobre saúde e bem estar.

Cursos Extracurrículares:

Farmácia Oncológica
Registro de Medicamentos
Técnicas de Aplicação de Medicamentos Injetáveis
III Simpósio de atualização em Farmacologia Clínica (Universidade São Judas Tadeu)
Marketing para mídias sociais

Natan Levy

Farmacêutico Bioquímico formado em 1978 pela Universidade de São Paulo
Especialista em Manipulação Alopática pelo Conselho Federal de Farmácia
Pós-graduado em Administração de Empresas em 1985 – Fundação Getúlio Vargas
Atuou em empresas farmacêuticas como Abbot e Johnson & Johnson
Empresário e Farmacêutico líder fundador da MEDICATIVA em 1988
Estudou Compouding Techniques no prestigiado Professional Compouding Centers of America, Estados Unidos em 2000
Diretor da Anfarmag – Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais -1991/2001
Farmacêutico voluntário em asilo de idosos – 1999/2005
Palestrante convidado da FAPES em Reposição Hormonal Bioidêntica
Articulista e autor de diversos artigos em revistas médicas e farmacêuticas
Participação em inúmeros Congressos e Eventos na área Médica, farmacêutica como palestrante
Palestrante convidado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e UNIP
Consultor em Farmácia de Manipulação Alopática
Co autor do livro: TERAPIA DE MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA – Editora Fapes; 2009
Autor do capítulo “GESTÃO DE RISCOS NA MANIPULAÇÃO DO MEDICAMENTO INDIVIDUALIZADO” – GUIA PRÁTICO DA FARMÁCIA MAGISTRAL – Anderson Oliveira Ferreira et al – Volume 3 – 5ª edição – Editora Associada Ltda 2018