8 MANEIRAS DE DIMINUIR A DOR DA ARTRITE REUMATOIDE

A artrite reumatoide é caracterizada por uma inflamação crônica, que afeta principalmente as articulações das mãos e pés, causando inchaço e dor. Quando não tratada adequadamente, a artrite reumatoide pode evoluir com perda da mobilidade e até deformidades irreversíveis nas articulações.

Apesar dos diversos medicamentos existentes para controlar a artrite reumatoide, as crises dolorosas ainda podem ser recorrentes. Como ela afeta as atividades do dia a dia, podemos encontrar maneiras de realizar as atividades, respeitando os limites do corpo. A Medicativa separou algumas dicas para auxiliar na diminuição das crises e até mesmo evitar a dor, veja:

 

1 – Proteja suas articulações

Mesmo que não esteja com dor, sempre proteja suas articulações de esforços desnecessários ao realizar as tarefas do dia a dia, não levante objetos pesados se puder deslizá-los e segure-os usando toda a palma da mão em vez de usar apenas os dedos.

2 – Faça exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é fundamental para evitar a dor articular. Além disso, a pratica de exercícios lhe dará mais disposição, energia e melhorará o seu humor, além de controlar o excesso de peso.

Com os músculos fortalecidos, a sobrecarga nas articulações diminuí, aliviando as dores. É importante conversar com seu médico antes de iniciar as atividades físicas, para certificar-se  que são indicadas para você.

3 – Alongue-se

Incorpore o alongamento em sua rotina diária e não apenas antes e depois das atividades físicas. Faça pequenas pausas durante o dia para manter seu corpo e articulações flexíveis. Você pode se alongar até na sua mesa de trabalho. Um fisioterapeuta pode ajudar a adaptar um programa de alongamento para as suas necessidades.

  4 – Descanse

Pausas para descanso entre as atividades são muito importantes.

Realizar uma pausa ajuda a relaxar a mente, alivia a dor nas articulações e reduz a fadiga, que é freqüentemente associada à artrite reumatoide, entretanto, não relacione descanso com estilo de vida sedentário, o sedentarismo é prejudicial à saúde, intercale períodos de descanso com atividades.

  5 – Tome um banho quente

O calor úmido alivia a dor da artrite reumatoide. Tome banhos quentes, de banheira, ducha ou faça a imersão das mãos em água morna. Utilize também, almofadas de água quente nas regiões acometidas, para proporcionar alívio temporário da dor.

  6 – Controle o peso

O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre as articulações e intensificar as dores. A obesidade normalmente está associada a hábitos sedentários e pouca tonificação muscular, fatores que pioram a sobrecarga nas articulações. Faça uma alimentação saudável e balanceada. Procure um nutricionista se necessário.

   7 – Não fume

O fumo pode desencadear o desenvolvimento da artrite reumatoide em pessoas com predisposição genética, além disso, pode comprometer a eficácia do tratamento medicamentoso contra a doença.

   8 – Faça massagens

A massagem alivia a tensão muscular. Receber massagens regularmente ajuda a relaxar os músculos e articulações e você se sente revigorado. Faça uma auto massagem, peça para um amigo ou parente lhe ajudar ou então recorra a um profissional.

A Medicativa recomenda o uso do RELAX CREAM, produto que motiva e auxilia a massagem. Contem óleos essenciais nanoencapsulados (a mais moderna tecnologia) que auxilia no tratamento de dores musculares, contusões, torcicolos, nevralgias e dores reumáticas, aliviando as tensões nas articulações.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Camila Cardozo

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade Nove de Julho, atua em farmácia magistral há 20 anos e possui amplo conhecimento da rotina, destacando supervisão e liderança de equipe de produção.

Hoje, além de atuar no setor de atendimento farmacêutico e nos laboratórios da MEDICATIVA, oferece suporte técnico à classe médica, apresentando novidades do mercado e esclarecendo dúvidas nas prescrições magistrais.

Cursos no Conselho Regional de Farmácia:
-Interações Medicamentosas
-Gestão de Boas Práticas de Manipulação
-Prevenção de acidentes em Farmácia Magistral
-Manipulação Veterinária.

Ambicamp:
-Gerenciamento de Resíduos nos serviços de saúde.

Universidade Nove de julho:
-Participação do I fórum de Cosmetologia
-Simpósio multidisciplinar de marketing farmacêutico
-Workshop de assistência e atenção farmacêutica.

Bruna Gene

Farmacêutica Bioquímica formada em 2012 pela Universidade Paulista, Técnica Química formada pela ETEC Getúlio Vargas
Atua na área farmacêutica desde 2004, especialmente na Manipulação Alopática.

Atualmente, gerencia o setor de produção da MEDICATIVA e oferece suporte técnico ao setor de atendimento. Também escreve artigos sobre saúde e bem estar.

Cursos Extracurrículares:

Farmácia Oncológica
Registro de Medicamentos
Técnicas de Aplicação de Medicamentos Injetáveis
III Simpósio de atualização em Farmacologia Clínica (Universidade São Judas Tadeu)
Marketing para mídias sociais

Natan Levy

Farmacêutico Bioquímico formado em 1978 pela Universidade de São Paulo
Especialista em Manipulação Alopática pelo Conselho Federal de Farmácia
Pós-graduado em Administração de Empresas em 1985 – Fundação Getúlio Vargas
Atuou em empresas farmacêuticas como Abbot e Johnson & Johnson
Empresário e Farmacêutico líder fundador da MEDICATIVA em 1988
Estudou Compouding Techniques no prestigiado Professional Compouding Centers of America, Estados Unidos em 2000
Diretor da Anfarmag – Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais -1991/2001
Farmacêutico voluntário em asilo de idosos – 1999/2005
Palestrante convidado da FAPES em Reposição Hormonal Bioidêntica
Articulista e autor de diversos artigos em revistas médicas e farmacêuticas
Participação em inúmeros Congressos e Eventos na área Médica, farmacêutica como palestrante
Palestrante convidado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e UNIP
Consultor em Farmácia de Manipulação Alopática
Co autor do livro: TERAPIA DE MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA – Editora Fapes; 2009
Autor do capítulo “GESTÃO DE RISCOS NA MANIPULAÇÃO DO MEDICAMENTO INDIVIDUALIZADO” – GUIA PRÁTICO DA FARMÁCIA MAGISTRAL – Anderson Oliveira Ferreira et al – Volume 3 – 5ª edição – Editora Associada Ltda 2018