A nossa pele, principalmente a do rosto, está sempre exposta a diversos fatores que influenciam sua saúde e seu aspecto, como poluição, stress, alimentação, variação hormonal, radiação solar e uso de maquiagens.

A Medicativa separou 5 dicas para cuidar da  pele em qualquer lugar nesse verão e mantê-la saudável, viçosa e iluminada!

1) LIMPAR:

Com o passar dos dias, a pele acumula impurezas. Esse acúmulo estimula as glândulas sebáceas e pode deixá-la mais oleosa.

Além do aspecto oleoso, o estimulo das glândulas sebáceas pode levar a obstrução dos poros, favorecendo o aparecimento dos temidos cravos e espinhas.

É muito importante manter o cuidado diário com a higienização. A limpeza adequada ajuda a remover células mortas, evitar obstrução dos poros e diminuir o excesso de oleosidade e impurezas.

Tenha o hábito de lavar o rosto pela manhã e a noite com um sabonete específico para o seu tipo de pele, seja ela oleosa, mista, normal ou seca.

2) TONIFICAR:

Complete a limpeza utilizando uma loção adstringente se sua pele for oleosa ou mista, ou uma loção tônica, se ela for normal ou seca.

O Tônico facial tem a função de complementar a limpeza da pele, formando um filme protetor,  protegendo-a contra a poluição e mantendo-a macia e hidratada. Já a loção adstringente ajuda a “fechar os poros”, controlando a oleosidade.

3) ESFOLIAR:

A cada uma ou duas semanas, esfolie a pele suavemente.

A esfoliação mecânica ajuda a remover as células mortas, deixando as áreas ressecadas macias e iluminadas. Aplique um bom hidratante após o procedimento.

4) HIDRATAR:

Hidratar a pele pode parecer apenas uma preocupação estética a princípio, mas na verdade, esse cuidado é muito importante. A pele bem hidratada pode inclusive proteger o nosso corpo contra a invasão de microrganismos causadores de doenças.

Para o rosto, escolha um hidratante adequado, se possível utilize um específico para o dia e outro para a noite. A hidratação deve ser feita sempre após a limpeza, para que a pele absorva melhor os princípios ativos do hidratante e não acumule impurezas.

A hidratação também deve vir de dentro para fora. Tome água!

Ingerindo ao menos 2 litros de água ao dia, você mantém sua pele hidratada, macia e elástica, com aparência saudável!

5) PROTEGER:

Para manter a pele bonita e saudável, não basta limpá-la e hidratá-la adequadamente, é muito importante protegê-la dos danos causados pelo Sol!

Quando falamos de proteção solar, nos referimos a produtos capazes de impedir que a radiação ultravioleta do Sol nos atinja.  A radiação ultravioleta é responsável pelo envelhecimento da pele, além da formação de manchas e doenças como câncer.

Mesmo nos dias nublados, a radiação solar nos atinge, por isso é importante proteger as áreas expostas sempre, independente do clima!

Quando os raios ultravioletas penetram na pele, atingem as células e causam danos diretamente ao DNA celular, são provocadas reações químicas que o alteram e modificam a estrutura das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela estrutura da pele, levando ao envelhecimento e flacidez.

Nas pessoas com a pele mais clara, o efeito é ainda mais visível.

Escolha um PROTETOR SOLAR adequado ao seu tipo de pele e leve-o sempre com você. Reaplique várias vezes ao dia.