Para garantir uma pele jovem e bonita devemos abandonar 7 Hábitos e iniciar 1 já!

 

1. FUMO

Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por cerca de 1 hora. Pessoas que fumam 1 maço ao dia mantém a oxigenação da pele baixa a maior parte do tempo!

O cigarro acelera o envelhecimento e é o principal causador de rugas profundas no rosto, principalmente das mulheres, pois a nicotina interfere no fluxo de estrógeno, (um hormônio que atua na formação do colágeno e da elastina), acelerando a flacidez.

O hábito de fumar causa rugas ao redor dos lábios e dos olhos e deixa a pele opaca e sem brilho.

 

2. SE ESTRESSAR DEMAIS…

O estresse emocional aumenta a liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina em nosso organismo. O excesso desses hormônios circulando em nossa corrente sanguínea pode deixar a pele mais oleosa e com acne, além de causar outros doenças de pele como psoríase e dermatites.

O estresse em excesso também diminui as defesas naturais do organismo, nos deixando mais propensos a contrair infecções causadas por microrganismos, na pele podem surgir micoses e herpes.

O estresse também é responsável pelo aumento da concentração de radicais livres circulantes, que em excesso, causam o envelhecimento das células.

 

3. BEBER POUCA ÁGUA

Os primeiros sinais da desidratação do corpo aparecem na pele. Ela fica ressecada e frágil, descama com facilidade e surgem linhas finas de expressão.

Além de deixar a pele hidratada e luminosa, beber água ajuda a eliminar o acúmulo de toxinas no organismo.

Tenha o hábito de tomar ao menos 2 litros de água ao dia. Para facilitar, deixe uma garrafinha d’água na bolsa ou na sua mesa de trabalho, daí não vai ter motivos para esquecer de hidratar-se!

 

4. NÃO USAR PROTETOR SOLAR

A radiação ultravioleta, proveniente do Sol, nos atinge diariamente quando nos expomos sem proteção. Ela é responsável pelo envelhecimento da pele, além da formação de manchas e doenças como câncer.

Quando a radiação solar penetra na pele, consegue atingir as células e causar danos diretamente ao DNA celular, são provocadas reações químicas que o alteram e modificam a estrutura das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela estrutura da pele, levando ao envelhecimento e flacidez.

Nas pessoas com a pele mais clara, o efeito é ainda mais visível.

Mesmo nos dias nublados, a radiação solar nos atinge, por isso é importante proteger as áreas expostas ao Sol, evitando o fotoenvelhecimento.

 

5. CONSUMIR MUITO AÇÚCAR

O consumo exagerado de alimentos com açúcar causa uma reação química chamada de glicação.

A glicação é a ligação entre os açúcares e as proteínas, de maneira permanente. Quando essa reação ocorre nas proteínas de sustentação da pele, surgem os sinais de envelhecimento, como as rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas. A pele também se apresenta sem brilho.

 

6. SE ALIMENTAR MAL

Nossa pele é o reflexo da nossa alimentação.. Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, é a melhor proteção contra os radicais livres.

Diminua o consumo de alimentos gordurosos e industrializados e priorize o consumo de alimentos ricos em nutrientes como a Vitamina C, encontrada em frutas como laranja, limão, morango, tomate, vitamina E, encontrada em amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, e vegetais folhosos, vitamina A, encontrada em cenoura e abóbora. Lembre-se, quanto mais colorido seu prato, mais nutritiva será sua refeição, e isso se refletirá na sua pele!

 

 7. NÃO DORMIR DIREITO

Uma boa noite de sono, além de repor as energias faz bem para a pele.

Durante o sono, nosso organismo produz hormônios que ajudam a relaxar e rejuvenescer, como a melatonina e o hormônio do crescimento, importante para a renovação celular.

Sem sono adequado não existe reparo. O nível de estresse aumenta, elevando os níveis de cortisol circulantes. A pele fica opaca, sem viço, e olheiras e manchas são acentuadas. Praticar atividades leves e relaxantes, como yoga, alongamento ou ler um bom livro, ajuda a dormir melhor.

Também é importante não fazer refeições pesadas antes de dormir, nem tomar café, chá preto ou refrigerantes a base de cola a noite.

 

 1  Hábito para começar já:

REPOR COLÁGENO!

O colágeno é produzido pelo nosso próprio organismo, ele é responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Com o passar do tempo, a produção de colágeno vai diminuindo. A partir dos 30 anos, nossa produção cai em cerca de 1% ao ano. Aos 50 anos, produzimos em média 35% da quantidade necessária de colágeno para os órgãos de sustentação.

Acredita-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento, pois com a diminuição dos níveis de colágeno, os músculos se tornam flácidos, a densidade dos ossos diminui e as articulações perdem sua elasticidade e força.

A deficiência de colágeno está também associada à diminuição da espessura dos fios de cabelo e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, levando ao surgimento de rugas e linhas de expressão.

O colágeno pode ser consumido através da alimentação, ele está presente nas carnes em geral, leite, ovos, frutas e verduras, porém nem sempre na quantidade necessária para o organismo, nesse caso pode-se utilizar suplementos a base de colágeno para alcançar os níveis diários ideais (cerca de 8-10g)

A Medicativa possui dois excelentes produtos para te auxiliar, o colágeno em cápsulas e o colágeno em sachê, com 8g de proteína mais um complexo de vitaminas e minerais, que pode ser tomado puro, misturado na água, ou batido com suco de frutas!