O processo de fabricação de um medicamento em uma farmácia de manipulação é manual. O medicamento é feito sob medida para cada paciente.

O número de fórmulas varia de acordo com a demanda da empresa, cada fórmula passa por diversas etapas, sendo a pesagem uma das mais importantes. Em média, cada técnico de laboratório pode pesar em torno de 30-40 fórmulas diariamente.

Um laboratório magistral possui dezenas, às vezes centenas, de fármacos diferentes. Eles costumam ser organizados em prateleiras e disponibilizados em ordem alfabética, facilitando sua localização no momento da pesagem.

Neste momento, nos deparamos com uma grande possibilidade de erro: Existem fármacos com nomes muito parecidos mas que servem para casos totalmente diferentes, por exemplo, o cetoprofeno, que é anti-inflamatório e analgésico, e o cetotifeno, que serve para tratar alergias e asma. Outro exemplo é a indapamida, que possui efeito diurético e auxilia no tratamento de pacientes com pressão alta e a indometacina, que possui efeito anti-inflamatório.

Na maioria dos laboratórios magistrais, o cetoprofeno e o cetotifeno, bem como a indapamida e a indometacina, estarão dispostos lado a lado.

Todos nós estamos sujeitos a erros. Uma pessoa que está cansada, ou com algum problema pessoal, tem maior probabilidade de cometê-los.

Um dos erros prováveis na pesagem de fórmulas é a troca de componentes com nome parecido, principalmente quando estão lado a lado.Esta troca pode gerar consequências graves para o paciente, como efeitos deletérios, intoxicação, ou até mesmo óbito, dependendo do fármaco e dose utilizada.

Em farmácia, uma frase muito utilizada é: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.

 

Pesagem Monitorada

A Medicativa investe muito em tecnologia, de modo a minimizar ou anular a probabilidade de erros humanos. Um de nossos maiores investimentos é em uma tecnologia chamada Pesagem Monitorada.

A Pesagem Monitorada consiste no total controle dos fármacos que serão pesados para uma fórmula, através da leitura de código de barras.

Como cada fármaco possui seu próprio código de barras e a leitura é obrigatória para o técnico conseguir efetuar a pesagem, conseguimos anular a possibilidade de troca de insumos.

Na pesagem monitorada, cada balança utilizada na pesagem das fórmulas fica atrelada a um computador. Dessa maneira, além do controle na escolha do fármaco que será pesado, também conseguimos o controle da quantidade que será pesada, anulando a possibilidade do nosso paciente tomar doses maiores ou menores que a solicitada pelo seu médico.

Além disso, todos os dados referentes aos fármacos utilizados naquela fórmula, como lote e validade, são registrados e armazenados automaticamente, permitindo total rastreabilidade.

A Implementação da Pesagem Monitorada em uma farmácia de manipulação possui custo elevado e demanda muito tempo e trabalho, além de treinamento específico e regular, para seu funcionamento perfeito. Isso justifica o fato de apenas uma quantidade muito pequena de empresas possuírem este tipo de tecnologia em seus laboratórios.

Um dos valores da Medicativa é a preocupação com a qualidade de nossas formulas. Para mantê-la, investimos constantemente nas melhores tecnologias disponíveis, e a Pesagem Monitorada é apenas uma delas.

 

Eis o porquê da Medicativa!