As dores da artrite causam grande incômodo. Confira abaixo, algumas dicas para amenizar este problema:

Controle o peso
O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre as articulações e intensificar as dores. A obesidade normalmente está associada a hábitos sedentários e pouca tonificação muscular, fatores que pioram a sobrecarga nas articulações. Faça uma alimentação saudável e balanceada. Procure uma nutricionista se necessário.

Exercite-se
Praticar exercícios físicos é fundamental para o bom funcionamento das articulações. Auxiliam no melhor equilíbrio e controlam o excesso de peso.
Com os músculos fortalecidos, a sobrecarga nas articulações diminuí, aliviando as dores. É importante conversar com seu médico antes de iniciar as atividades físicas, principalmente se tiver algum fator de risco, como sobrepeso e hipertensão. Mexer-se é fundamental, nem que seja apenas andar.

Alimente-se bem
A ingestão de proteínas, como carnes magras, é importante para manter a saúde dos músculos. Os peixes, como o salmão, a sardinha e o atum são ricos em ômega-3, gordura essencial com ação anti-inflamatória. O gengibre e o chá verde, além de conter fatores anti radicais livres, são anti-inflamatórios naturais que auxiliam a redução das dores articulares.
O azeite é rico em poli fenóis, que possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e anticoagulante. Adicione o azeite de oliva à dieta em pequena quantidade, para temperar saladas, no lugar de outros óleos vegetais.
Consuma sementes oleaginosas, como nozes e amêndoas, elas têm ação anti-inflamatória e são ricas em ômega 3 e 6.
Evite o consumo de carnes gordas, alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, como os famosos fast foods, refrigerantes, sucos e néctares açucarados.

Não fume
O fumo potencializa o desenvolvimento da artrite reumatoide, doença autoimune que acomete principalmente as articulações, causando dores, inchaço e deformidades.

Alongue-se
Incorpore o alongamento em sua rotina diária e não apenas antes e depois das atividades físicas. Faça pequenas pausas durante o dia para manter seu corpo e articulações flexíveis. Você pode se alongar até na sua mesa de trabalho. Se puder, faça aulas de Yoga ou Pilates, que associam alongamento e exercícios físicos.

Faça massagens
A massagem alivia a tensão muscular. Receber massagens regularmente ajuda a relaxar os músculos e articulações e você se sente revigorado. Faça uma auto massagem, peça para um amigo ou parente lhe ajudar ou então recorra a um profissional.
A Medicativa recomenda o uso do Relax Cream, produto que motiva e auxilia a massagem. Contem óleos essenciais nanoencapsulados (a mais moderna tecnologia) que auxilia no tratamento de dores musculares, contusões, torcicolos, nevralgias e dores reumáticas, aliviando as tensões nas articulações.